Blockchain – a nova era dos Bancos?

Blockchain – a nova era dos Bancos?
06/24/2016 admin

Estou no mercado financeiro há mais de 25 anos e durante esse período pude acompanhar a evolução dos serviços bancários, principalmente na gestão de fluxo de caixa – Cash Management.

Nesse período tive a sorte de iniciar minha carreira numa época que ainda não existiam a Internet, o SMS e os Smartphones. Mesmo sem essas tecnologias, os Bancos já buscavam inovar para automatizar e melhorar a experiência do cliente buscando otimização e redução de custos operacionais.

Naquela época os clientes já conseguiam acessar suas contas, transacionar e pagar contas sem a necessidade de ir as agências. Eram os chamados Office Banking que tinham interface gráfica (baixa resolução claro…) e que permitiam conectar seus clientes aos sistemas dos bancos mesmo sem a Internet!

Clientes recebiam mensagem de texto em seus “pagers” mesmo antes dos smartphones e do SMS com informações de saldos de conta correntes e investimentos!

Inovações feitas naquela época evoluíram e cresceram exponencialmente após a chegada da Internet com as suas possibilidades e disponibilidades!

Mas agora tudo está em transformação novamente!!!!

Criado em 2008, um novo sistema foi desenvolvido através de uma engenhosa estrutura totalmente descentralizada com banco de dados distribuído onde as pessoas podem fazer transações com crypto moedas de forma rápida e imutável. Esse estrutura foi chamada de Blockchain, criada inicialmente para transacionar Bitcoins.

Tecnologia essa criada para funcionar sem a necessidade de centralizadores e intermediários….que atualmente é uma tendência, basta ver o sucesso do Uber, Airbnb e Alibaba. Sem falar nas Fintechs que muitas vezes oferecem produtos antes exclusivos dos bancos com uma experiência e custos melhores.

Como os bancos irão se preparar para esse nova era? Quais os riscos? Existem oportunidades? Ameaças? Tudo isso talvez, mas sendo que agora essas transformações serão muito mais rápidas e disruptivas!!!

A boa notícia é que tenho percebido e acompanhado de perto essas mudanças e vejo que os Bancos estão abrindo suas portas para colaboração, pesquisa, inovação, investimento e apoio para empresas startups – Fintechs.

Um bom exemplo disso foi o congresso CIAB FEBRABAN 2016 que encerrou hoje e que tive a oportunidade de participar sendo que nesse ano contou com uma série de excelentes palestras sobre o Blockchain, iniciativas envolvendo Bitcoin, novas soluções de meios de pagamentos e concurso de Startups de Fintechs.

A nova era está ai, os que entenderem e responderem rapidamente as novas demandas serão lembrados com certeza nos próximos 25 anos!

Entusiasmado e motivado para participar e colaborar com essa transformação!

Rnet Financial Blockchain Consulting