Português English

Bitcoin: Histórico. O que é? Quem criou?

Bitcoin: Histórico. O que é? Quem criou?
18 de novembro de 2020 Vinicius Chagas

Bitcoin: Histórico.

O que é?

Quem criou? 

Raízes

O Bitcoin, em sua filosofia, tem como raiz um movimento que chamou a atenção do mundo todo no final dos anos 80 e início dos 90: o movimento cypherpunk – um grupo ativista que lutava pela autonomia dos indivíduos em relação aos seus dados.

Revista Wired - Cypherpunk

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/criptografia/41665-cypherpunk-o-ativismo-do-futuro.htm

O grupo estava interessado, já àquela época, em discutir políticas de privacidade e segurança na internet. 

O termo cypherpunk é um trocadilho com as palavras cypher, referente à criptografia, e cyberpunk, nome da subcultura underground aliada às tecnologias de informação e cibernética, conhecida também pela sua resistência ao “establishment” e ao “mainstream”. (Fonte: TecMundo)

Ao longo dos anos, o movimento proporcionou diversos projetos condizentes com os seus ideais, inclusive alguns que visavam criar um sistema financeiro distribuído pela internet, protegidos pela criptografia e que aumentasse a proteção do indivíduo em relação aos seus dados.

No entanto, nenhum dos projetos anteriores de sistema financeiro conseguiu manter-se em pleno funcionamento e cativar um grande número de usuários como o Bitcoin o fez.

Contexto do Anúncio – Crise do subprime

Após a crise do subprime, em 2008, quando o sistema financeiro dos Estados Unidos colapsou em virtude de políticas de crédito altamente arriscadas e questionáveis, passou-se a desconfiar do sistema financeiro tradicional.

O gráfico abaixo mostra a mudança na relação de confiança que as pessoas tinham no sistema financeiro (2008-2013). Observe como a população da Europa e dos Estados Unidos perderam substancialmente a confiança nos seus sistemas financeiros, passando para baixo a linha dos 50%. 

Gráfico de confiança nos Bancos

E foi nesse propício momento que surgiu a proposta de criação do Bitcoin. Embora a forte coincidência temporal, não podemos afirmar que o Bitcoin surgiu em resposta direta à crise do subprime, pois há diversos sinais de que a ideia já vinha sendo trabalhada e aprimorada há um tempo. 

Surgimento. Quem criou?

Dentro desse contexto, no final de 2008, surgiu uma proposta inovadora na internet, através de um documento técnico chamado de Whitepaper. O Whitepaper foi denominado: “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System” e assinado por “Satoshi Nakamoto”. 

Então temos a resposta objetiva para a pergunta quem criou o Bitcoin: a(s) pessoa(s) que se apresentou(aram) como Satoshi Nakamoto. No entanto, uma aproximação ao tema mostra que se trata de um pseudônimo (nome fictício), sendo que o(s) criador(res) até hoje não teve(tiveram) sua identidade revelada. 

Permanece um mistério em torno de quem criou o Bitcoin. E, por respeito à intenção do(s) autor(es), nós preferimos deixar o mistério vivo. 

O que é?

Nakamoto propôs a criação de um sistema financeiro alternativo ao sistema financeiro tradicional, combinando trocas e liquidação de pagamentos, no qual as trocas financeiras pudessem ser feitas diretamente de pessoa para pessoa (peer-to-peer – P2P), sem a necessidade de intermediários. 

Sua intenção é que as pessoas pudessem fazer transferências e pagamentos sem a necessidade das instituições tradicionais do sistema financeiro, como bancos privados, bancos centrais, corretoras, etc.

O Bitcoin, então, é um sistema financeiro de base tecnológica, à base de governança descentralizada. 

Houve outros projetos com intenções semelhantes à do Bitcoin, no entanto, ele foi o primeiro projeto do tipo que de fato ganhou adesão em escala mundial e não teve problemas que comprometessem seu funcionamento, permanecendo ativo até hoje e ganhando cada vez mais usuários.

Conclusão

Se você está conhecendo esse novo mundo agora, fique calmo que aos poucos os conceitos começarão a fazer sentido.

Realmente, o Bitcoin trouxe um novo paradigma de sistema financeiro e entender todo seu funcionamento em um primeiro momento não é simples.

E agora você já sabe um pouco do seu histórico, o contexto do surgimento e, ainda, uma definição para o que é Bitcoin.

Persista nessa caminhada, porque esses conhecimentos serão muito valiosos no futuro.

 


*O conteúdo deste texto foi elaborado a partir dos materiais dos nossos cursos, em especial o módulo 3, aula “Contexto do Anúncio” do curso de Blockchain para Advogados. Saiba mais no link.

Confira um pedaço da aula abaixo.

Much like together with fake richard mille the rare metal model, our recommendation: Go to the closest Montblanc shop .