Português English

Bitcoin: Preço x Valor

Bitcoin: Preço x Valor
19 de novembro de 2020 Vinicius Chagas
Bitcoin: preço x valor

Bitcoin: Preço x Valor

 

Preço e Valor são conceitos que se confundem rotineiramente, inclusive, às vezes são usados de maneira incorreta.

A grande diferenciação que podemos fazer, a fim de se chegar a uma correta definição de cada um dos dois, é que o preço é um conceito objetivo e o valor é subjetivo.

Dizer que algo é objetivo significa dizer que sua definição depende apenas de uma observação empírica, factual; de modo diverso, um conceito subjetivo é aquele que depende de inúmeras variáveis e, geralmente, varia de pessoa para pessoa.

Preço do Bitcoin

Iniciando pelo preço, podemos dizer que este consiste no valor necessário para comprar uma quantia de bitcoins em determinado momento.

Em outras palavras, o preço é aquilo que se paga, que se cobra, e depende única e exclusivamente da regra básica de um mercado, a lei da oferta e da demanda. É, portanto, um dado objetivo.

Nesse sentido, quando falamos de preço estamos falando de uma quantia em um momento do tempo.

Por exemplo, no dia 14 de novembro de 2020 o preço de 1 bitcoin oscilava em torno dos R$ 87 mil reais, já no dia 17 de novembro de 2020 estava oscilando na faixa de R$ 91,8 mil reais.

 

Cotação

O preço do Bitcoin é cotado em diversos pontos de compra e venda ao redor do mundo, em diferentes moedas.

Ocorre que as cotações tendem a se ajustar por conta de uma operação conhecida como arbitragem. 

Vamos supor que o bitcoin esteja cotado no Brasil a 1.000 reais e nos Estados Unidos a 2.000 dólares. Nessa situação hipotética bastaria comprar bitcoins no Brasil e vender nos Estados Unidos que se teria um bom lucro, dada o câmbio Real x Dólar estar beirando os 6 reais. 

No entanto, distorções de preço como esta não ocorrem por muito tempo porque em momentos de volatilidade, em caso de desajuste da cotação ao redor do mundo, especuladores detectam e compram onde está mais barato e vendem onde está mais caro, de forma que os preços vão se aproximando uns dos outros. E essa operação é chamada de arbitragem. 

 

Valor do Bitcoin

O valor, conforme explicamos no início, é um conceito subjetivo. Deste modo, é um número que variará de pessoa para pessoa, de acordo com premissas individuais de cada um.

Em outras palavras, o valor é um elemento subjetivo e individual; é aquilo que as partes da relação comercial determinam como sendo relevante para determinar o preço. 

Para tornar mais prática nossa explicação, abaixo elencamos alguns fatores que podem fundamentar o valor percebido por um comprador em relação a determinada criptomoeda:

  • Exploração de sistema de pagamentos alternativo, seja por questões puramente financeiras e comerciais ou alinhamento com uma ideologia mais libertária e anarquista;
  • Intenção de lucro, pura e simplesmente, apostando no ativo em si ou apenas no movimento de mercado;
  • Exploração do potencial de uso da lógica tecnológica aprendida com o bitcoin para outros fins, pelo que ficou conhecido genericamente como “blockchain”; e
  • Expectativa de criação de reserva de valor, considerando uma desconfiança sobre o funcionamento do sistema financeiro tradicional (especialmente percebido como perspectiva para o bitcoin, considerando sua escassez entre outras características).

Volatilidade 

Volatilidade, quando utilizada no contexto financeiro, é uma propriedade relacionada ao preço.

Significa nada mais do que a variação de preços de determinado ativo em um período de tempo.

Sendo assim, como o bitcoin varia muito de preço ao longo dos dias, podemos dizer que sua volatilidade é alta. 

Muitos podem perguntar: Por que o Bitcoin é volátil?

O que podemos afirmar é que não existe uma resposta para essa pergunta. O preço de qualquer ativo pode variar por inúmeros fatores, alguns relevantes outros não. 

Conclusão

Resumindo o que foi visto, Preço é o conceito objetivo e observável, Valor é o conceito subjetivo, que tende a variar de pessoa para pessoa.

 

 


*O conteúdo deste texto foi elaborado a partir dos materiais dos nossos cursos, em especial o módulo 3, aula “Especulação” do curso de Blockchain para Advogados. Saiba mais no link.

Confira um pedaço da aula abaixo.

Much like together with fake richard mille the rare metal model, our recommendation: Go to the closest Montblanc shop .