Português English

Blockchain Bitcoin em poucas palavras

Blockchain Bitcoin em poucas palavras
9 de janeiro de 2018 admin

Por Tatiana Trícia de Paiva Revoredo

As criptomoedas, espécie do gênero moedas digitais, são instrumentos monetários virtuais que se utilizam de criptografia para assegurar transações e controlar a criação de novas unidades. A mais conhecida delas é o Bitcoin, criado em 2009, por Satoshi Nakamoto [1].

O Bitcoin permite que você faça transações financeiras P2P (Peer-to-Peer, pessoa-à-pessoa, ponto-à-ponto), sem um terceiro intermediário, verificadas por todos os participantes da rede, e registradas em um banco de dados distribuído chamado Blockchain.

A Blockchain (“cadeia de blocos” em inglês) é um banco de dados distribuídos, com a função de um livro-razão de contabilidade pública (saldos e transações de contas), onde são registradas as transações Bitcoin.

Logo, tal tecnologia permite que dados sejam transmitidas entre todos os participantes da rede [2] , de modo descentralizado e transparente, sendo desnecessário um intermediário para garantir a contabilidade e a confiabilidade das relações desenvolvidas via Internet.

Desta forma, a rede conterá a história de toda a transação e propriedade criptográfica de todos os Bitcoins desde o endereço criador até o último endereço atual. As informações registradas nesse livro razão (blockchain) são imutáveis, de forma que se um usuário tentar reutilizar “moedas” já gastas (“gasto duplo”), toda a rede de computadores integrantes da Blockchain Bitcoin, e que é distribuída, irá rejeitar a transação.

Com a arquitetura distribuída da rede Blockchain e a ausência de um administrador central, é impossível para qualquer entidade governamental manipular a emissão e o preço dos Bitcoins ou mesmo induzir à inflação “imprimindo” novas unidades.

Além das evidentes vantagens presentes na arquitetura distribuída da primeira criptomoeda, vejamos no próximo artigo quais problemas o Bitcoin busca solucionar?

[1] pt.wikipedia.org/wiki/Satoshi_Nakamoto

[2] youtu.be/fh5ZqGf45xw

 

Tatiana Trícia de Paiva Revoredo
Especialista em Direito Constitucional, formada pela PUC-SP. Concluiu recentemente curso de extensão em Direito Digital pelo Insper, e em Blockchain pela Blockchain Academy.