Por Cassio Gusson

A Hyperledger, iniciativa criada em dezembro de 2015, que reúne grandes empresas e consórcios mundiais como ConsenSys, Cisco, Fujitsu, Hitachi, IBM, Intel, entre outros, tem ganhando cada vez mais popularidade devido às soluções possibilitadas por sua plataforma. A entidade surge com o intuito de atender aos requisitos da indústria que, segundo os seus membros, as blockchains públicas não poderiam resolver, como escalabilidade e falta de suporte para transações privadas. A proposta da Hyperledger é, justamente, suprir esses requisitos a partir de uma série de casos de uso. A ideia também consiste em estender trabalhos existentes com o objetivo de mitigar as suas limitações. Vale destacar que a Hyperledger tem o foco na indústria, mais especificamente nas relações B2B e B2C.

Recentemente, a Blockchain Academy, instituição de ensino brasileira focada no ecossistema das criptomoedas e da blockchain, anunciou um novo curso, único no Brasil, que tem o objetivo de apresentar as ferramentas e os conceitos acerca do projeto Hyperledger, em especial sob o protocolo Fabric. O conteúdo contemplará características, funcionalidades e aplicações em casos práticos, além do entendimento e posição que o projeto ocupa no universo das redes distribuídas.

“O aluno sairá com compreensão detalhada da arquitetura técnica em seus componentes e características, bem como sabendo utilizar tools específicas do projeto, como o Hyperledger Composer, para desenvolver e publicar Chaincodes (Smartcontracts) com eficiência”, diz a instituição.

O curso será ministrado pelos instrutores André Salem, cofundador da Blockforce, consultoria focada no desenvolvimento e aplicação de soluções em blockchain para iniciativas de inovação social, e Percival Lucena, mestre em ciência da computação pela USP, pesquisador de blockchain desde 2016 e também cofundador da Blockforce. Ambos farão uma live exclusiva nesta terça-feira, 11 de setembro, das 18h as 19h, no Facebook, para dar mais detalhes sobre o que será abordado no curso.

Os interessados precisam ter conhecimento básico dos conceitos de blockchain; experiência prática mínima com Javascript, Java ou NodeJS; conhecimento básico de trabalho de aplicativos da Web (HTTP, REST) e sentir-se à vontade para aprender novos padrões de design e arquitetura. Por meio de uma parceria exclusiva, os leitores do Criptomoedas Fácil contam com um desconto de 10% em qualquer curso, basta informar, no ato da compra, o código BACF10 (não cumulativo).

Hyperledger para Desenvolvedores – Básico

Neste curso serão apresentadas as ferramentas e conceitos acerca do projeto Hyperledger, em especial sob o protocolo Fabric.

Data: 15 de setembro

Horário: 9h às 18h

Local: Blockchain Academy

Instrutores: André Salem e Percival Lucena

Para mais informações, envie um e-mail para contato@blockchainacademy.com.br. O código de desconto de 10% do Criptomoedas Fácil é BACF10 e deve ser informado no ato da compra.

Publicado originalmente em Criptomoedas Fácil no dia 11 de setembro de 2018, conforme link: www.criptomoedasfacil.com