Brace yourselves, the Crypto wave is coming! (Preparem-se, a onda cripto está chegando) - Blockchain Academy
Português English

Brace yourselves, the Crypto wave is coming! (Preparem-se, a onda cripto está chegando)

Brace yourselves, the Crypto wave is coming! (Preparem-se, a onda cripto está chegando)
23 de dezembro de 2020 Vinicius Chagas

Você, muito provavelmente, tem acompanhado a recente valorização expressiva da cotação bitcoin e de outras criptomoedas.

Com essa movimentação, pode surgir junto um sentimento de euforia geral como já visto em outras ocasiões e em tantos outros mercados. (Por exemplo, a famosa bolha das tulipas do século XVII, a bolha “ponto.com” no início dos anos 2000, entre outras)

Mas não é das bolhas que queremos tratar hoje… não queremos condenar o bitcoin a uma bolha ou algo do tipo.

Pelo contrário, esse movimento demonstra algo muito positivo para nós também.

Queremos, na verdade, te convidar para uma análise racional a respeito de uma perspectiva de médio prazo para o sistema financeiro como um todo.

A evolução

Desde o lançamento do whitepaper de Satoshi Nakamoto em 2008 (semanas antes da quebra do Lehman Brothers) até os dias atuais muita coisa aconteceu no sistema financeiro mundial.

Naquele momento inicial, os bitcoins eram adquiridos/usados por aqueles que são mais entusiastas com novas tecnologias, os chamados ‘early adopters’ – aqueles que chegam na frente em um novo mercado e gostam de explorar as possibilidades.

Com o passar do tempo, mas ainda no início do movimento, bitcoins e outras criptomoedas começaram a ser notadas também por criminosos, interessados na facilidade de uma rede de pagamentos sem necessidade de um agente centralizador e fiscalizador.

Conforme as criptomoedas foram se estabelecendo no mercado e ganhando a confiança de mais e mais pessoas, surgiram muitos entusiastas do novo modelo financeiro e também, por outro lado, aqueles que condenavam a inovação – se pautando principalmente na estigmatização das criptomoedas como dinheiro de bandido ou uma “nova onda” que desapareceria.

Inclusive, muitos dos que condenaram a rede Bitcoin a compararam com a bolha das tulipas:

“It’s worse than tulip bulbs. It won’t end well. Someone is going to get killed”. JPMorgan Chase’s CEO, Jamie Dimon.

Contudo, o Bitcoin seguiu, e junto com outras criptomoedas, as inovações persistiram.

Embora a descrença ainda persistia (e ainda persiste!), o Bitcoin e demais projetos, como o Ethereum, começaram a avançar e a receberem maiores aportes financeiros – para diversos fins, especulativos ou não.

Seguindo esse movimento, a cotação do bitcoin subia cada vez mais e também surgiram muitos (muitos mesmo) “ICOs” de novos projetos.

Veio 2017 ????

No entanto, nem tudo são flores no caminho…

Em 2017, observou-se uma grande bolha financeira no segmento das criptomoedas e projetos baseados em blockchain.

Sem entrarmos no mérito dos motivos da desvalorização momentânea do bitcoin e das outras criptomoedas, fato é que após esse movimento seguiu-se uma nova onda de descrença a respeito da inovação, após uma grande euforia.

Felizmente, pouco a pouco, uma das maiores inovações da história financeira moderna foi se restabelecendo e, ainda, reconquistando a confiança do mercado.

Onde estamos? Para onde vamos?

Nas últimas semanas acompanhamos mais um movimento de valorização expressiva da cotação do bitcoin e outras criptomoedas. Mas o contexto não se resume a isso.

Notamos que a sociedade vem endossando o valor dessas inovações por conta de uma série de motivos e acompanhamos a popularização desse projeto de novo sistema financeiro, integrado em escala global, como uma efetiva alternativa ao modelo vigente (baseado em Estados e Bancos Centrais).

E tem mais!

Observamos cada vez mais novos projetos empresariais que estão utilizando blockchain como ferramenta principal, governos preocupados em criar ambientes de negócio positivos para ajudar na expansão do ecossistema, governos usando diretamente blockchain, mais e mais meios de pagamento passando a aceitar criptomoedas como meio de trocas financeiras.

Isso tudo é muito positivo! Muito mais que uma mera valorização da cotação do bitcoin ou de outra cripto.

No entanto, tenha bastante ATENÇÃO!

ESSES AVANÇOS ESTRUTURAIS NÃO SIGNIFICAM NECESSARIAMENTE VALORIZAÇÃO DA COTAÇÃO DO BITCOIN OU OUTRAS CRIPTOMOEDAS!

Além disso, obviamente, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para um desenvolvimento maior de todos os potenciais existentes e, quem sabe, na efetiva construção e implementação de um novo sistema financeiro global.

ESTAMOS JUNTOS!

Nós da Blockchain Academy, estamos aqui desde Outubro de 2016 não é à toa!

Persistimos porque acreditamos nesse novo modelo e queremos que os potenciais benefícios dessa inovação sejam implementados, melhorando sobremaneira a vida das pessoas.

Acreditamos que a educação e os próprios participantes do ecossistema (vocês.Nós) são a chave para fazer tudo isso dar certo.

E seguiremos juntos! Contem conosco.

Brace yourselves, the Crypto wave is coming!