Gasto Duplo no Bitcoin? Confira o que aconteceu - Blockchain Academy
Português English

Gasto Duplo no Bitcoin? Confira o que aconteceu

Gasto Duplo no Bitcoin? Confira o que aconteceu
21 de janeiro de 2021 Vinicius Chagas

Gasto Duplo no Bitcoin?

 

Está circulando uma notícia de que uma falha na rede Bitcoin teria possibilitado um gasto duplo, ou seja, gastar duas vezes a mesma quantia de criptomoeda – algo parecido com ter 100,00 reais na sua conta corrente do um banco e gastá-lo duas vezes por um erro de contabilidade da instituição, fazendo duas compras de 100,00 por exemplo. 

O combate ao gasto duplo (ou Double Spending) é um dos pilares de qualquer sistema financeiro. E foi um dos principais problemas resolvidos pelo sistema Bitcoin, através da utilização do Blockchain – uma cadeia de blocos que registra todas as transações entre os pares da rede.

Na verdade, a situação que originou esta notícia equivocada foi uma reorganização em cadeia no blockchain do Bitcoin, que se trata de algo comum e faz parte da operação normal da rede Bitcoin. 

Trata-se de algo comum em todos os sistemas descentralizados que utilizam o Proof-of-Work (PoW) como mecanismo de consenso.

Dois blocos (Bloco1 e Bloco2), que tinham o mesmo bloco pai, foram minerados quase que simultaneamente, no entanto, sabemos que somente um deles pode ter sucesso no longo prazo. No curto prazo, o que acontece é que os dois blocos minerados tentarão estender suas cadeias.

À medida que novos blocos sejam minerados (Bloco3), estes serão adicionados a uma das duas cadeias que se formaram anteriormente. Este novo bloco, então, estenderá a cadeia de um dos blocos que foram minerados juntos (vamos supor que o Bloco3 estendeu a cadeia do Bloco1).

Daqueles dois blocos, um deles se tornou bloco pai (Bloco1) e o outro é o último bloco descendente de uma cadeia mais curta (Bloco2). Nesse momento, a cadeia maior (Bloco1-Bloco3) será selecionada por todos os blocos novos e o bloco que sobrou (Bloco2) será descartado.

 

O que acontecerá com as transações do bloco descartado?

Bem, primeiramente, se elas também estão no bloco vencedor, então tudo está certo. Por outro lado, se elas não estiverem no bloco vencedor, cada nó os coloca de volta em seu mempool como “não confirmado” e eles esperam por outra oportunidade de confirmação.

Portanto, o que ocorre não é um gasto duplo real – da perspectiva do blockchain como um todo apenas um gasto sobreviverá.

Por fim, é importante lembrar que uma boa prática para usuários da rede Bitcoin é somente considerar como efetivada uma transação após a geração dos 6 (seis) blocos seguintes ao bloco onde se observou a transação incluída.

Inclusive, essa boa prática pode ser um impeditivo ao uso de bitcoins em transações em tempo real, ou seja, que precisam ser efetivadas imediatamente.