Live: Blockchain Academy e Secretaria de Agricultura de SP - Blockchain Academy
Português English

Live: Blockchain Academy e Secretaria de Agricultura de SP

Live: Blockchain Academy e Secretaria de Agricultura de SP
23 de novembro de 2020 Vinicius Chagas

Secretaria de Agricultura de São Paulo realiza live com a participação da Blockchain Academy sobre aplicações do blockchain na agricultura

 

 

Imagem dos convidados da Secretaria de Agricultura de SP para falar de blockchain na Agricultura

 

A Secretaria de Agricultura de SP convidou a nossa líder de Inovação, Maria Teresa Aarão, para conversar  sobre como a tecnologia do blockchain pode acelerar os processos de certificação e rastreabilidade na agricultura brasileira.

É notório que cada vez mais, a transparência e confiabilidade da origem dos produtos e marcas têm sido exigido pelos consumidores, tendo este fator se tornado muito importante na decisão final de compra.

A pandemia da COVID-19, funcionou como um catalisador desse processo de maior exigência consumerista, destacando as preocupações com saudabilidade e segurança alimentar.

Sendo assim, é grande o desafio que se apresenta às empresas, aos produtores e aos governos. E é nesse momento que a tecnologia blockchain desponta como uma grande aliada.

O blockchain, certamente, não é a solução para todos os desafios, mas pode ajudar principalmente na parte de processamento, gerenciamento, rastreabilidade e certificação de informações, assim ajudando na cadeia produtiva de inúmeras indústrias.

Conforme destacado por Maria Teresa Aarão, o blockchain  “é um banco de dados com segurança, integridade e garantia de origem. Um exemplo: de onde vem a laranja que estou comprando no supermercado? Antes, cada elo da cadeia tinha seu próprio banco de dados, o que encarecia o processo de certificação. O blockchain é uma grande esperança de otimização nesta certificação de origem. É dar reputação também para quem é menor, mas investiu em qualidade no seu processo. Vai trazer muito mais velocidade de informação ao consumidor”.

Participaram também da Live, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira; a diretora de Transformação Digital da Nestlé Brasil, Carolina Sevciuc; e o presidente da APAS – Associação Paulista de Supermercados e vice-presidente da Rede de Supermercados Covabra, Ronaldo dos Santos.

 

 

Confira a live abaixo: