Português English

CAUTELA! Conheça bem o mercado de criptomoedas antes de investir!

CAUTELA! Conheça bem o mercado de criptomoedas antes de investir!
12 de janeiro de 2021 Vinicius Chagas

CAUTELA! Conheça bem o mercado de criptomoedas antes de investir!

 

 

Estamos acompanhando de perto esse movimento de preços do bitcoin e também estamos animados com a sua visibilidade e aceitação por instituições e fundos de grande relevância mundial. 

 

No entanto, diante de certa euforia, achamos importante pontuar certas questões! 

 

O gráfico da foto (BTC/USD) mostra dois picos, o primeiro em dez/2017 e o atual. 

 

No último período de alta até 2017 houve histórias de pessoas e famílias que investiram em criptomoedas (inclusive fazendo all-in). Passados 3 anos, se eles não tiverem mexido nos investimentos, podem ter ficado no lucro. Se não aguentaram a grande volatilidade que começou no ano seguinte, podem ter perdido boa parte de seu patrimônio. 

 

Em geral, quem investiu em qualquer momento passado em bitcoin, sem ter mexido nisso, hoje, está no lucro já que a criptomoeda vem atingindo cotações recordes.

 

Investir no bitcoin em si é algo totalmente legítimo. Ainda, nada garante que o preço não possa ir a zero, apesar disto não ser provável. 

 

No entanto, apesar de o cenário ser ainda bastante positivo, isso não quer dizer que não haverá momentos de baixa e, ainda, de extrema volatilidade, inclusive dominados por manipulação.  Neste contexto, muitos,  tomados por emoção e/ou desconhecimento, se expuseram e/ou poderão se expor muito em transações em que percam mais do que ganhem. 

 

Veja bem! não estamos afirmando que virá um mercado de baixa novamente. 

 

A mensagem que queremos passar é: invista sim, mas somente se você souber dos riscos e conhecer no que você está investindo, além de respeitar as regras básicas de investimentos, como em qualquer outro ativo, inclusive, e sobretudo, as regras básicas de diversificação.

 

E justamente para lidar com a volatilidade e incerteza, essa cautela é necessária.

 

Lutamos juntos com vocês pelo amadurecimento do mercado, e queremos que vocês permaneçam por muito tempo neste mercado conosco. 

 

Nossa visão é de médio e longo prazo!

 

Por fim, ressaltamos que a proposta original do bitcoin vai muito além da especulação financeira.

 

A importância da sua criação está próxima da revolução causada pela internet nos anos 90 e 2000, portanto, além de comprar bitcoins comece a estudar os fundamentos do sistema Bitcoin. 

 

Te convidamos a mergulhar no mar de inovação trazido por essa criptomoeda conosco. 

 

Para acessar materiais básicos e gratuitos sobre o bitcoin e assuntos relacionados à tecnologia blockchain, acesse nosso blog.