Português English

Ethereal Summit 2017

Ethereal Summit 2017
16 de novembro de 2017 zweiarts

por Thiago Padovan

O que eu vi no Ethereal Summit 2017

O Ethereal Summit tem alguma coisa que sempre me chamou a atenção, a discussão do impacto das tecnologias blockchain na cultura, na sociedade e nos negócios.

Todas as plataformas ainda precisam amadurecer bastante e ganhar consistência, é todo um ecossistema novo que está se formando mas o que eu mais me provoquei durante o evento foi, e se rolar mesmo? E se as plataformas Blockchain amadurecerem? Qual é o real impacto disso?

A resposta é difícil e talvez impossível de saber no momento.

Quando lidamos com uma inovação desse tipo, não conseguimos enxergar com clareza o que e como ela pode nos afetar pois sempre olhamos para novidades com nossas referências do passado mas, com certeza, estamos lidando com algo com enorme potencial de impacto.

O programa/agenda do evento está no link abaixo:
https://etherealsummit.com/program/

Na Blockchain Academy estamos sempre incorporando atividades cocriativas e também estamos desenvolvendo uma metodologia própria chamada Network Design, achei interessante que o primeiro workshop do dia era sobre Design Thinking e Blockchain.

Foi um workshop rápido e simples mas interessante saber que estão tentando trazer o design de alguma maneira para esse ecossistema.

No palco principal estava rolando o painel “Investing in Blockchain Technology” com Olaf Carlson-Wee, Mark David Bakacs, Gil Penchina e Kavita Gupta.

Alguns quotes interessantes:

“The regulators always come when it’s worth something.”
Gil Penchina

“Many things need to be built on top of Ethereum before we’ll see applications get to the end user”
“Dao’s killer is new protocols”
Olaf Carlson-Wee

Perguntaram a eles quais frustrações estavam enfrentando em avaliar iniciativas em Blockchain e algumas respostas foram na linha:
– Poucas pessoas realmente entenderam todo esse movimento
– Muitas pessoas tentando encaixar ideias antigas neste novo paradigma

Na parte da manhã ainda apresentaram 3 talks bem focados em descentralização/distribuição, liberdade e privacidade.

JUAN BENET — Creator of IPFS and Filecoin, Founder of Protocol Labs — Falou bastante sobre nossa conexão com devices em geral e fez diversas provocações como 1- Onde estão e o que estão fazendo com os nossos dados?(Governos e empresas.) 2- Mais e mais pessoas precisam estar atentas e envolvidas para pensar e criar soluções com as novas tecnologias.

Juan Benet

Bill Tai

BILL TAI — Venture Capitalist, Educator & Athlete — Falou sobre o protocolo IFTTT, sobre a possibilidade de, agora com plataformas do tipo Blockchain, começarmos a fazer Human to Human agreements e também comentou sobre alguns livros como The misery of capital, The ascent of money (Que agora deveria sair o The ascent of Cripto) e Snow Crash, do Neal Stephenson.

A última dessa série foi do STEVE (SEVEN) WATERHOUSE — CEO, Orchid Protocol — Focou bastante na preocupação com a vigilância através de tecnologias como AI e Blockchain e apresentou o projeto Orchid Protocol (https://orchidprotocol.com) que propõe a implementação real da internet livre, sem censura ou vigilância, através da criptografia e uma nova infraestrutura distribuída.

Durante a palestra citou os livros 1984, The Circle e The Tree-body problems.

Steve Waterhouse

The Future of Criptoexchange

No meio dessas palestras, rolou o painel THE FUTURE OF CRYPTO TRADING AND EXCHANGES com MICHAEL OVED Co-Founder of AirSwap, RAINE REVERE Lead Prism Architect ShapeShift.io, ALAN KEEGAN Co-Founder & CEO, Omega One e AYAKO MIYAGUCHI Managing Director, Kraken Japan.

Foi uma conversa interessante que se desenrolou basicamente com o papel centralizador que as exchanges representam versus novas iniciativas como os Atomic Swaps e também exchanges descentralizadas baseadas em Smart-contracts onde em todos os momentos o token fica sob custódia dos envolvidos e nunca com um terceiro. Discussão boa que ainda tem muito a evoluir.

Ben Goertzel

Sobre a tarde, pontuarei dois momentos. 1- A participação do Dr. Ben Goertzel e da Sophia Hanson (mais avançado robô humanóide e primeiro robô a receber uma cidadania de um país), 2- Palestra de encerramento do fundador do co-fundador do Ethereum e fundador Consensys Joseph Luben.

Dr. Ben Goertzel fez interações muito interessantes com a Sophia e seu discurso sobre Inteligência Artificial falou bastante da necessidade de colocar todas as iniciativas de AI para conversarem, tentando tirar um pouco o viés que cada uma está desenvolvendo. Falou também bastante sobre uma iniciativa da Singurarity.net de criar um market place de AI no Blockchain para interconectar todas essas iniciativas. Bem piração, bem interessante acompanhar (Singularitynet.io)

Joseph Luben

Por fim, Joseph Luben fechou o dia com um discurso libertário e provocador. Falou algumas coisas como :“Queremos construi um mundo onde mais de 7 bilhões de pessoas não tenham muita escolha ou queremos construir algo para que cada uma das 7 bilhões de pessoas no planeta possam escolher livremente a sua agenda?”

Falou também sobre o momento da tecnologia, como muitas dessas ideias não são realmente novas ou inéditas, porém, estamos em um momento que está possibilitando que essas ideias se tornem realidade.

Entre outras coisas também mencionou a importância de se discutir uma Universal Basic Income (Deixou claro que por muitos anos foi contra, mas está re-pensando essa ideia ultimamente) que na visão dele não seria universal nem uma basic income na verdade, mas sim uma opção para pessoas em situações que são forçadas a tomarem decisões erradas.

Joseph Luben — Ethereal San Francisco 2017

Enfim, isso foi um pouco do que rolou, ainda tivemos uma palestra protocolar do Peter Diamandis, falando mais do que vem sempre falando, empresas exponenciais que vão impactar um bilhão de pessoas, etc, etc, etc…(discurso que não compro muito) e no final, tivemos a participação da youtuber Taryn Southern que lançou uma iniciativa interessante convidando a todos a participarem da cocriação da primeira música colaborativa tokenizada (taryn.trusttoken.com)

Deixo aqui também algumas outras anotações e iniciativas:

Aqui nesse link você pode ver a gravação do que rolou na parte da manhã: https://www.facebook.com/EtherealSummit/videos/502064873486128/

http://tokenfoundry.io/ — Combining criptoeconomics, game theory and distributed systems expertise to help project architect sound protocols, and launch well-designed utility tokens, safely and transpalently.

http://plasma.io/ — Plasma: Scalable Autonomous Smart Contracts

https://www.uport.me/ — Self-sovereign ID enables you to collect verifications, log-in without passwords, digitally sign transactions, and interact with Ethereum applications. Apesar de não ter funcionado comigo durante o evento, o projeto é muito interessante.