Português English

Hard fork do Bitcoin Cash ocorre com sucesso e primeiro bloco do Bitcoin SV tem 13MB

Hard fork do Bitcoin Cash ocorre com sucesso e primeiro bloco do Bitcoin SV tem 13MB
16 de novembro de 2018 admin

Hard fork do Bitcoin Cash ocorre com sucesso e primeiro bloco do Bitcoin SV tem 13MB

Por Cassio Gusson

O hard fork na blockchain do Bitcoin Cash (BCH) aconteceu com sucesso nesta quinta-feira, 15 de novembro, e o primeiro bloco com o consenso proposto pela equipe ABC já foi minerado, bloco 556.767, pelo pool Bitcoin.com e com 3,998.758 kb. Na outra ponta, a bifurcação Bitcoin Satoshi Vision (SV) teve seu primeiro bloco extraído pouco tempo depois pelo Mempool com um tamanho recorde de mais de 13MB, de acordo com dados do Coin Dance.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Enquanto o Bitcoin.com minerou também os blocos posteriores ao fork (do 556.767 ao 556.773), sendo que o primeiro bloco que não foi minerado pelo pool de Roger Ver foi o 556.774, que foi minerado pelo pool BTC.com. No Bitcoin SV, o SVPool, minerou os blocos 556767 a 556771 enquanto o Coingeek o principal pool a apoiar a implementação, foi responsável por minerar o bloco SV, 556.772, com mais de 27 MB. No momento da escrita, o Bitcoin Cash (implementação ABC) está 5 blocos a frente do SV de Craig Wright. Já o Bitcoin Unlimited (Status Quo), que surgiu como um possível bifurcação que não agregaria nenhuma das implementações, aparentemente não teve sucesso e nenhum bloco foi minerado.

Quase três quartos de todos os operadores de nó BCH estão executando a implementação ABC em comparação com apenas 8% executando o SV. Da mesma forma, os mercados de futuros pré-fork estão valorizando o BCHABC contra o BCHSV. Até o momento, segundo a CoinDance, o Bitcoin SV teria o maior hashrate da rede, com 75% de poder computacional, mas ainda é cedo para estimar com clareza esta conta. Interessante notar que os primeiros blocos do SV tiveram um tamanho grande com mais de 3MB e somente no bloco 556.771 houve mudanças para blocos com menos de 1 MB.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

No momento da escrita a implementação de Craig Wright enfrenta desvalorização de mais de 52%, de acordo com dados da CoinMarketCap, enquanto o Bitcoin Cash observa perdas de apenas 3%. O suposto ataque de mineração que seria executado pelo SharkPool também não aconteceu, pelo menos por enquanto, e como sugerido pelo desenvolvedor Amaury Séchet, não houve até o momento qualquer mudança no PoW.

Nenhuma exchange ou serviço de criptomoedas anunciou a retomada das negociações (depósitos e retiradas) de Bitcoin Cash ou suporte à implementação do Bitcoin SV. Especialistas apontam que, apesar do sucesso, por precaução, é melhor aguardar uma maior estabilidade nas blockchains. O Criptomoedas Fácil esta acompanhando todo o fork.

Publicado originalmente em Criptomoedas Fácil no dia 15 de novembro de 2018, conforme link: www.criptomoedasfacil.com