Português English

Investimento em Criptomoedas X Pirâmides Financeiras

Investimento em Criptomoedas X Pirâmides Financeiras
28 de novembro de 2017 admin

Em meio à enxurrada de acontecimentos e notícias associando bitcoins e outras criptomoedas a atividades de pirâmides financeiras, venho por meio deste apresentar esclarecimentos em benefício da boa compreensão dos fatos e do desenvolvimento do mercado nacional de criptomoedas.

Bitcoin é uma proposta de dinheiro eletrônico que está rodando desde 2009. Seu propósito inicial foi instituir um sistema de troca direta de recursos entre os participantes, ou seja, sem necessidade de autorização, validação ou de qualquer outro tipo de interferência de intermediários.

Para alcançar o propósito acima, foi necessário compor uma arquitetura tecnológica que pudesse assegurar, em si própria, confiança sobre a forma de criação, troca e liquidação do dinheiro. À unidade de valor deu-se o nome de “bitcoin”. A arquitetura tecnológica por trás, dando sustentação para a existência e troca de bitcoins, passou a ser comumente denominada “blockchain”.

Sem entrar em pormenores para mantermos a objetividade pretendida neste texto, é sabido que por trás da criação deste sistema estão mentes brilhantes da matemática e da ciência da computação, e a segurança a que se propõe é endossada por técnicos de grande renome. Importante também informar que, desde sua criação, o sistema nunca foi hackeado, sendo este um evento com probabilidade baixíssima de acontecer.

Por volta de 2015, outras plataformas inspiradas no blockchain passaram a ser mais exploradas enquanto arquitetura tecnológica como potencial base para trocas de ativos e direitos em geral, atraindo a atenção de grandes agentes do sistema financeiro, do mercado de capitais, das seguradoras, e de diversas outras indústrias. Mais adiante, outros potenciais usos de interesse mercadológico e social foram também descobertos.

Também foram criadas diversas outras criptomoedas. Atualmente, tem-se o registro de mais de 1300 criptomoedas em circulação, cada uma associada a um projeto tecnológico próprio, mas sempre inspirado no blockchain do bitcoin.

Neste contexto, o bitcoin foi se valorizando financeiramente, com base na crescente expectativa do mercado sobre o que poderia advir da sua exploração para os mais diversos fins. E as criptomoedas em geral tornaram-se um novo nicho de investimentos, que cresce de modo exponencial: em Jan/17 este mercado movimentou USD 15 bilhões, no final de Ago/17 tinha alcançado USD 166 bilhões e na data de hoje superou USD 300 bilhões.

Toda a novidade e complexidade da compreensão das criptomoedas, associadas ao crescimento exponencial do seu valor de mercado e do consequente interesse especulativo tornou o ambiente suscetível à proliferação de empresas fraudulentas, que captam recursos no mercado em troca de promessa de retornos garantidos e/ou estratosféricos aos investidores.

Estas empresas costumam pagar o dinheiro prometido aos primeiros investidores com o dinheiro recebido de novos entrantes, e assim sucessivamente, sem ter um modelo de negócios efetivamente operante e sustentável. Por isso, são chamadas de empresas de marketing multinível* ou pirâmides. Seu maior esforço é de marketing para atrair novos investidores e entrantes com uma proposta falsa de credibilidade e segurança. A ação destas empresas é criminosa e, portanto, objeto de interesse da polícia.

O propósito deste texto é primariamente, em breves linhas, explicitar que as atividades de pirâmides, que é ilegítima e criminosa, não se confunde com atividades de especulação com criptomoedas, o que, por sua vez, é uma atividade legítima e legal.

É também minha intenção chamar a atenção para este assunto de criptomoedas e das plataformas que as sustentam, que é complexo, novo, e merece atenção por ser inovador e com grande potencial de alterar formatos de relações. Esforços de compreensão mais plena são necessários e estimulados para que possamos ter mais discernimento entre as ações dos diversos agentes neste novo ecossistema e efetivamente criar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento do nosso País.

Rosine Kadamani
*Há empresas de marketing multinível que não são esquemas fraudulentos e não se pode generalizar. Importante entender a situação no caso a caso.