Português English

LABITCONF 2019 – Keynotes / Painéis em Destaque

LABITCONF 2019 – Keynotes / Painéis em Destaque
20 de dezembro de 2019 zweiarts

LABITCONF 2019
Keynotes / Painéis em Destaque

Dia 01

O primeiro dia do evento teve casa cheia para acompanhar a abertura do evento feita pelo anfitrião Rodolfo Andragnes.

Para surpresa de todos, uma das palestras mais aguardadas, de David Chaum, acabou não acontecendo e foi substituído brilhantemente por Andreas Antonopoulos, que acabou apresentando dois excelentes conteúdos durante o evento.

  • Andreas Antonopolous – WHY PRIVACY MATTERS
    Sua primeira apresentação focou em privacidade, provocando que nos conscientizemos sobre a relevância de “vendermos” ou entregarmos nossos dados hoje a baixo custo tanto para grandes corporações como para o Estado, o que tende a reduzir nossa liberdade. Como podemos, mediante ações individuais, reduzir a força de uma supervisão massiva?
  • Max Keiser – WHY BITCOIN MATTERS IN EMERGING MARKETS
    Keyser apresentou sua visão de que bitcoin é uma resistência pacífica à violência que é o dinheiro estatal. Ele considera que o dinheiro como conhecemos é a conexão entre todas as grandes manifestações que estão acontecendo atualmente no Chile, Líbano, Hong Kong entre outras e finalizou seu speech dizendo que o valor de todo dinheiro estatal invariavelmente vai a zero.
  • Jimmy Song – HOW BITCOIN CHANGES INCENTIVES
    Estreando na LaBitConf, Song apontou como o bitcoin vem mudando os incentivos, em nível individual, corporativo, nacional e global, criando oportunidades mais balanceadas para os envolvidos. Comentou como o dinheiro estatal vai perdendo seu valor ano a ano, por isso acabamos criando alternativas de reserva de valor como carros de luxo, obras de arte, itens colecionáveis entre outros. Para Song, o Bitcoin vem para também suprir essa demanda.
    Finaliza seu talk afirmando que a indústria de Venture Capital atualmente entendeu que as startups precisam crescer rapidamente para ter alguma relevância no mercado, por isso, estão focando muito mais no rápido crescimento do que propriamente nas inovações.
  • Ana Claudia – THE URUGUAY’S CENTRAL BANK PERSPECTIVE
    Representante do Banco Central uruguaio, contou sobre a experiência do Banco em prototipar e testar um dinheiro totalmente digital, o E-Peso. Demonstrou preocupações com a privacidade e uso dos dados dos usuários, o que é algo a ser destacado considerando a instituição envolvida.
  • Painel: LIBRA: THE GOOD, THE BAD AND THE UGLY com Stacy Herbert, Joey Garcia, Diego Gutierrez Zaldivar
    Painel dedicado à exploração de prós e contras da Libra, projeto proposto pela Libra Association liderado pelo Facebook. com Diego Zaldivar, Stacy Herbert e Erik Voorhees.
    O que ficou de mais destacado nessa discussão foi a capacidade de execução de um projeto dessa magnitude por grandes empresas versus os Bancos Centrais. Por mais que os Bancos Centrais estejam estudando as capacidades das CBDC (Central Bank Digital Currencies), eles não têm a mesma capilaridade e número de usuários que uma rede como Facebook possui. Isto pode fazer a diferença no sucesso do projeto.
  • Andreas Antonopolous – THOUGHTS ON THE FUTURE OF PROGRAMMABLE MONEY
    Com sua segunda palestra do dia (nunca é demais ouvir ao Andreas), encerrou o primeiro dia de evento explorando a complexidade e novidade de termos agora um dinheiro de origem tecnológica e não estatal;

Dia 02

Segundo dia recheado de conteúdos mais técnicos, um prato cheio para os desenvolvedores de plantão.

  • Giacomo Zucco – WHICH BUSINESS MODELS HAVE A PLACE IN BITCOIN?
    Zucco explorou diversas áreas e oportunidades de negócios que podem ser desenvolvidas com ou no entorno do Bitcoin.
  • John Newbery – THE FUTURE OF SCRIPTING IN BITCOIN
    Desenvolvedor, com foco no Bitcoin Core. Fez uma palestra dedicada a explicar propostas de evoluções no protocolo do Bitcoin, em particular Schnorr & Taproot, que ao seu ver auxiliam simultaneamente com Privacidade/fungibilidade, escalabilidade e funcionalidade.
  • Adam Back – SIMPLICITY FOR BITCOIN SCRIPTING
    Um dos personagens mais importantes do ecossistema cripto, que criou o Proof of Work e que foi mencionado por Nakamoto no Whitepaper do Bitcoin, fez sua palestra sobre o Simplicity, uma proposta para uma nova linguagem de programação para Smart contracts no Bitcoin.
  • Diego Zaldivar – HOW BITCOIN RSK AND RIF ARE SHAPING THE INTERNET OF THE FUTURE
    Dieguito apresentou a plataforma em que o RSK está se transformando e comentou sobre os avanços tanto do próprio RSK como das outras empresas pertencentes ao grupo.
    Relembrou a aquisição da maior mídia social da Espanha, a Taringa! que se junta ao grupo do RSK (plataforma de smart-contract) e o RIF (RSK Infrastructure Framework), uma estrutura descentralizada para desenvolvimento de economias colaborativas.
    Resumidamente estão propondo toda uma plataforma de finanças descentralizadas e baseadas em tecnologias Blockchain.
  • HOW FAR ARE WE FROM A SOCIAL AND POLITICAL REVOLUTION? – Erik Voorhees, Andreas M. Antonopoulos, Stacy Herbert, Adam Back, Max Keiser Moderador: Peter McCormack
    O evento não apenas começou bem mas também terminou com um ponto alto. Os principais nomes que passaram pelo evento participaram de um painel discutindo o real estágio e o que esperar da tecnologia. Se pudéssemos recomendar alguma coisa, assista a esse conteúdo pelo link: youtu.be/esaaWu579wk?t=23974
  • LATIN AMERICAN ECOSYSTEM MAP
    Talvez o ponto negativo do evento, quando a Alianza Blockchain apresentou um estudo feito durante o ano de 2019 com o mapeamento de empresas e iniciativas de cripto e blockchain em nosso continente e chegaram a cotagem de apenas 01 (uma) empresa no Brasil frente a 55 na Argentina e mais de 50 no México.
    Entendemos e respeitamos todos esses ecossistemas, mas qualquer mínima pesquisa do mercado brasileiro iria apontar um número muito maior de iniciativas.

Blockchain Academy na Labitconf

  • Rosine Kadamani – TOOLS FOR LAWYERS AIMING TO SERVICE THE BLOCKCHAIN INDUSTRY
    Moderou um painel muito interessante sobre precificação de tokens, e em seguida participou de outro painel sobre instrumentos de interesse para os advogados que desejem trabalhar no setor, em painel moderado por Daiana Gez e com participação de Daniel Rubnik e Sofía Lanza.
    Destaque para orientação de que com essa tecnologia os operadores do direito deverão atuar como pontes, envolvendo-se cada vez mais com os aspectos tecnológicos e também com leis e regulações internacionais, já que estamos lidando com uma tecnologia sem fronteiras.
  • Solange Gueiros – ETHEREUM ROADMAP TO 2.0
    Sol fez um excelente speech sobre os planos de implementação do roadmap do Ethereum para os próximos anos.
    Abordou os Forks, velocidade de implementação das melhorias, como se dará a transição de Proof of Work para Proof of Stake (você sabia que serão duas redes blockchain trabalhando em paralelo?) entre outras curiosidades muito interessantes do Blockchain Ethereum.

Brazucas na Labitconf

  • Outros painelistas e palestrantes marcaram presença, como Rocelo Lopes e Fausto Botelho.
  • É sempre uma ocasião de reencontro e interação da comunidade brasileira.

Apresentações

Palestras e Painéis do Dia 1

Palestras e Painéis do Dia 2

Sobre o evento