Português English

Maiores Fakenews que você pode ter ouvido sobre Bitcoin

Maiores Fakenews que você pode ter ouvido sobre Bitcoin
10 de junho de 2020 Sarah Uska

*Por Thiago Padovan

Nessa onda de Fake News em todos os lugares, quais seriam as maiores ou mais contadas sobre Bitcoin?

Confira algumas delas:

• Acabaram de lançar uma Criptomoeda que é o novo Bitcoin

Essa é uma “novidade” que repetidamente é anunciada no mercado e, em todas elas não passa de uma fake news. O nascimento de uma nova criptomoeda que replique todos os efeitos e o mercado que o Bitcoin criou é bastante improvável, então cuidado ao ouvir essa história por aí.

• Bitcoin é anônimo

O grau de anonimidade da rede é abordada de forma muito equivocada geralmente. Na maioria das vezes ouvimos falar que as transações de bitcoin são anônimas e, por isso, facilitam a prática de crimes quando, na verdade as transações podem ser consideradas pseudoanônimas, e muita gente já foi presa exatamente por causa disso.

• Invista e ganhe 12% de rendimento em Bitcoin por mês!

Grande Fake News que muitas vezes pode ser até crime financeiro. O bitcoin não rende nenhum lucro, quando compramos bitcoin podemos fazê-lo pelo motivo especulativo, quando apostamos em uma valorização futura daquele ativo. Portanto, fuja dessas promessas.

• Descobriram quem é Satoshi Nakamoto.

Vira e mexe nos deparamos com a notícia de que alguém falou que é Satoshi ou que alguém descobriu sua verdadeira identidade. A verdade é que pouco importa realmente quem é Satoshi, e a rede não ter um dono ou essa figura identificada é um dos grandes diferenciais de descentralização do Bitcoin.

• Compra que o Bitcoin vai subir! ou Vende que vai cair!

O mercado de criptoativos é extremamente volátil, podendo ter rápidas altas ou baixas inesperadas, portanto é extremamente improvável sabermos exatamente quando cada movimento poderá acontecer. Muito cuidado no trade!

• A transação no Bitcoin é muito lenta

Realmente em algumas situações uma transação pode ser considerada lenta como, por exemplo, para compras rápidas de um café (lembrando que cada bloco de transações está programado para fechar a cada 10 minutos). Porém, em outras situações, ele é extremamente rápido, como em remessas internacionais (quanto tempo demora para enviarmos um pagamento de grandes valores ou para outros países? Muitas vezes pode levar até alguns dias).

Algumas soluções chamadas de segunda camada estão evoluindo bastante para atacar alguns desses problemas, como a Lighting Network, entre outras.

Já caiu em alguma dessas ou conhece outra que deveríamos ter colocado na lista?

Comente aqui embaixo!