Português English

OriginalMy lança registro de documentos via Telegram

OriginalMy lança registro de documentos via Telegram
2 de outubro de 2018 admin

OriginalMy lança registro de documentos via Telegram

Por Luciano Rocha

A OriginalMy, startup brasileira que realiza registros de documentos em blockchain, anunciou mais uma funcionalidade para seus clientes: o registro de documentos através de robôs (bot).

De acordo com Edilson Osório, fundador da empresa, o bot permite o registro de qualquer documento que seja enviado para ele. A ferramenta, disponível para o aplicativo de mensagens Telegram, pode ser acessada através do @BotRegistro_bot.

A grande facilidade do novo serviço é de permitir o registro de documentos sem a necessidade de baixar aplicativos, pois basta o envio direto do documento através do Telegram.

“EU QUERIA DAR UMA OPÇÃO PARA AS PESSOAS SEM QUE PRECISASSEM INSTALAR APLICATIVOS. USAR OS MESSENGERS PARECE SER UM BOM CAMINHO PRA DAR AGILIDADE E COLOCAR O ORIGINALMY NAS MÃOS DAS PESSOAS, EM APPS QUE ELAS JÁ ESTÃO ACOSTUMADAS. E UM CHATBOT ME PARECE SER UMA ÓTIMA SOLUÇÃO”, AFIRMOU OSÓRIO.

Como funciona

Para utilizar o novo serviço, basta acessar o link do bot e enviar o arquivo desejado para registro. Feito o procedimento, o bot retornará a mensagem com os dados de hashtag do documento. No entanto, apenas registros de documentos estão sendo feitos, e não as assinaturas de contratos – outro serviço prestado pela empresa.

“PARA USAR O SERVIÇO BASTA COMPARTILHAR UM ARQUIVO COM O BOT DE QUALQUER APLICATIVO, OU ENVIAR UM ARQUIVO PRA ELE NO CHAT. FUTURAMENTE IREMOS ADICIONAR A OPÇÃO DE ASSINAR CONTRATOS”, EXPLICOU ELE.

E a melhor parte para os usuários: o serviço está disponível gratuitamente, por um tempo limitado, para que os usuários possam testá-lo. Após a gratuidade, o usuário pode usar o bot através dos vouchers de sua conta – o programa automaticamente faz o débito do valor de cada registro da conta do cliente.

E a segurança dos documentos possui a mesma garantia do serviço fornecido no site, no qual a empresa não salva nenhum documento, apenas efetua o registro. A criptografia ponta-a-ponta do Telegram também ajuda, uma vez que terceiros não conseguem acessar os arquivos enviados.

“A FORMA COMO CONSTRUÍ O BOT, QUANDO O DOCUMENTO É ENVIADO PARA ELE, ELE NÃO BAIXA E ARMAZENA O DOCUMENTO PARA NENHUM OUTRO LUGAR.”

Tecnologia e revoluções

Além do lançamento de novos arquivos, o bot também realiza a verificação de arquivos que o usuário tenha lançado na plataforma, para verificar o registro do mesmo.

Os arquivos registrados através do robô utilizam o serviço DRCTime, que faz o registro na blockchain da Decred. A escolha foi motivada pela agilidade do serviço de registro na moeda e pelo menor custo. “Por ser barato e por escalar fácil. Enquanto não damos um jeito de associar a conta do usuário na OriginalMy, essa foi a maneira mais rápida de implementar”, explicou Edilson.

Outra grande inovação de uso do bot é a capacidade de utilizar a ferramenta em casos onde a agilidade no registro de evidências se faz necessária. Para ilustrar, Edilson afirmou que ele pode ser utilizado até mesmo para registros de acidentes de carro.

“O BOT PODE SER USADO ATÉ SE ACONTECER UM ACIDENTE DE TRÂNSITO, ONDE SE PRECISA AUTENTICAR ALGO RAPIDAMENTE.  POR EXEMPLO, SE VOCÊ FOR VÍTIMA DE UM ACIDENTE DE TRÂNSITO, BATENDO O CARRO, VOCÊ PODE CERTIFICAR FOTOS OU VIDEO DO MOMENTO DO ACIDENTE RAPIDAMENTE, GERANDO UMA PROVA DE AUTENTICIDADE DO FATO QUASE EM TEMPO REAL”, AFIRMOU.

Inovação em marcha

A possibilidade de registrar fotos de acidentes é uma funcionalidade revolucionária que pode auxiliar muito em questões de verificação de culpa em um acidente e também no recebimento de seguros. Uma vez que os registros em blockchain armazenam o dia e hora exatos nos quais o registro foi efetuado, apenas com um celular, as fotos de um acidente podem ser tiradas e enviadas para registro via bot.

Essa é mais uma da lista de eventos inovadores que foram executados ou tiveram a participação da startup brasileira. Em setembro, a plataforma de registros da OriginalMy abrigou dois acontecimentos históricos: o primeiro registro de nascimentona blockchain da Decred no mundo (de uma criança brasileira), e o primeiro registro de união homoafetiva em blockchain no Brasil.

Publicado originalmente em Criptomoedas Fácil no dia 01 de outubro de 2018, conforme link: www.criptomoedasfacil.com