Português English

Por que aprender blockchain em 2021? Vale a pena estudar blockchain?

Por que aprender blockchain em 2021? Vale a pena estudar blockchain?
23 de fevereiro de 2021 Vinicius Chagas

Por que aprender blockchain em 2021? Vale a pena estudar blockchain?

 

Uma pergunta que recebemos constantemente é a seguinte:

  • Vale a pena me dedicar para aprender blockchain?

Quem nos faz essa pergunta, geralmente, está buscando (ou já está passando) por uma transição na carreira, e se viu diante da necessidade de aprender a trabalhar mais diretamente com tecnologia.

O blockchain tem chamado a atenção de profissionais que passam pela situação descrita acima, porque é uma tecnologia que está intimamente ligada ao Bitcoin; e este, por sua vez, vem ganhando muito espaço no mercado e na mídia. Somado a isso, o blockchain ganha cada vez mais espaço no mercado corporativo por meio de diversos projetos liderados por grandes empresas como: Boeing, Carrefour, Credit Suisse, Equinor, IBM, JPMorgan Chase, PayPal, Samsung, entre diversas outras.

Por outro lado, como o blockchain traz novos paradigmas e conceitos de várias áreas do conhecimento (por exemplo: finanças, matemática aplicada, regulação, economia, governança, programação, entre outras), muitos podem se sentir intimidados com o novo assunto.

E surge a tal pergunta: vale a pena mesmo dedicar um tempo da minha vida para aprender essa nova tecnologia? Será que vou conseguir aprender isso tudo?

Se este é o seu caso, vamos responder essa pergunta neste post para, assim, te ajudar nessa decisão.

Vale a pena estudar blockchain?

Sim, vale. Acompanhe abaixo alguns motivos que separamos para você.

 

1) Tecnologia disruptiva.

 

Embora o blockchain não seja especificamente uma nova tecnologia (mas sim a combinação de tecnologias pré-existentes de uma forma nova), ela é extremamente disruptiva.

Dizer, então, que o blockchain é uma tecnologia disruptiva significa justamente afirmar o seu potencial transformador. E já são muitos os processos que estão sendo reinventados, utilizando o blockchain como ferramenta. (trazemos exemplos concretos disso no tópico abaixo)

A disrupção que o blockchain tem causado se concentra, basicamente, em setores e projetos ligados de alguma forma a registros de informações e transações. 

Isso se deve ao fato de que essa tecnologia funciona como uma ótima ferramenta para resolver problemas de autenticação; transparência; rastreabilidade e segurança de dados/transações.

E já que vivemos em tempos de Economia dos Dados, nada mal estudar uma tecnologia que ajuda no gerenciamento deles, certo? 

 

2) Renovação de mercados.

 

Embora haja muitos projetos em blockchain surgindo, ainda há muito espaço para ser explorado. 

Investir tempo agora para aprender a trabalhar com blockchain pode ser uma excelente escolha para estar bem posicionado no mercado futuro. Pensa só: quanto antes você começar, mais experiência terá e mais cedo poderá começar a trabalhar com projetos nesta área.

E o mais interessante é que não necessariamente você necessita abandonar o seu mercado atual. Na verdade, dificilmente isto será necessário. 

O estudo do blockchain vem para adicionar uma camada de complexidade tecnológica no seu trabalho.

Dizendo de outra maneira, a partir do momento que você aprende a trabalhar com blockchain, ele se torna mais uma ferramenta disponível no seu arsenal de resolução de problemas.

Por exemplo, você sendo profissional da área de logística e sabendo trabalhar com blockchain, poderá liderar a implementação de um projeto de rastreamento da cadeia de alimentos na sua empresa. E isso não é uma realidade distante.

A empresa dinamarquesa A.P. Moller-Maersk desenvolveu uma grande plataforma, baseada em blockchain, para rastreamento logístico; a Cargill usa o blockchain Quorum baseado em Ethereum para criar um registro imutável de cada etapa do processo de movimentação de cargas de grãos e sementes oleaginosas ao redor do mundo; O Carrefour já utiliza o blockchain para rastrear mais de 30 linhas de produtos na cadeia de compra. 

E esses são apenas alguns poucos exemplos.

 

3) Já há vagas nesta área.

Exemplo de vaga para profissionais de blockchain

Nós já passamos da fase de teste da tecnologia, isto é, já passamos da fase de descobrir se o blockchain funciona ou não. Ele funciona.

E como demonstramos acima, já existem diversos projetos com blockchain sendo criados por diversas empresas no mundo. 

Portanto, mesmo que ainda estejamos no início da exploração do blockchain, já conseguimos observar algumas vagas que pedem conhecimento em blockchain, ou mesmo que consideram este como um diferencial.

Isto quer dizer que você não necessariamente terá que esperar muito tempo para colocar seus conhecimentos em prática. 

Se você duvida disso, pode conferir as seguintes matéria da cointelegraph

Banco Inter, Crypto.com e Warren Brasil oferecem vagas de emprego para quem tem conhecimentos em criptomoedas e blockchain.;

Coinext, Mercado Bitcoin e Foxbit abrem vagas de emprego no Brasil;

 

É difícil aprender blockchain?

Respondida a primeira pergunta, geralmente, a pergunta que se segue é: 

  • eu consigo aprender blockchain? 

Respondendo de pronto mais uma vez, sim, você consegue. Abaixo vamos explicar o porquê dessa afirmação categórica.

 

Você apenas precisa de paciência.

 

Em um primeiro contato, o blockchain pode não ser um assunto de fácil assimilação, sendo mais difícil ainda para quem não está acostumado com temas de tecnologia.

Isso porque o blockchain, sendo uma tecnologia originária do sistema Bitcoin, trouxe novos paradigmas na aplicação de tecnologia para resolução de certos problemas.

Além disso, esses novos paradigmas misturam diversas áreas do conhecimento, como finanças, matemática aplicada, regulação, economia, governança, programação.

Por isso, é necessário ter paciência.

Sim, você é capaz de aprender, no entanto, deve se atentar para construir solidamente as bases do conhecimento em blockchain e ir avançando pouco a pouco nas camadas do conhecimento.

Pelo fato de existirem muitos paradigmas novos, tentar atacar todos os assuntos de uma vez só não vai adiantar nada, somente servirá para te desmotivar e confundir.

 

Quanto você precisa saber?

 

Essa pergunta não tem uma resposta certa. Tudo vai depender da sua área de atuação e de suas intenções futuras.

→ Você quer aprender a criar redes blockchain?

→ Você quer ser um gestor com capacidade de avaliar se o blockchain pode te ajudar?

→ Quer criar um produto novo utilizando o blockchain? 

 

Enfim, são muitas as possibilidades.

Por isso, tudo dependerá dos seus objetivos. Aprender blockchain pode significar entender o funcionamento básico da rede, para um empreendedor; ou aprender a desenvolver dApss, para um desenvolvedor de software; aprender aplicações, para um empreendedor… 

Por exemplo, para aprender a trabalhar com blockchain sendo um advogado ou contador, você não precisa saber todos os detalhes técnicos do funcionamento da rede. O mais importante, é saber a ideia, o propósito da rede, e suas potenciais aplicações. 

Portanto, aprender blockchain de forma focada, voltada à prática, não é tão difícil quanto se pensa muitas vezes. 

No entanto, saiba que como qualquer assunto, você terá dificuldades iniciais quando se deparar com os novos paradigmas conceituais, mas isso você certamente superará do nosso lado. 

Para te ajudar nisso, nós preparamos um roteiro básico de início nos estudos.

 

Conclusão

Metaforicamente, podemos dizer que aprender blockchain hoje é algo parecido com aprender a trabalhar com a internet no final dos anos 90. 

Como dissemos, você não necessariamente precisa ser um especialista técnico em blockchain, de modo a conhecer todas as particularidades técnicas da tecnologia. 

Você pode muito bem trabalhar com blockchain, possuindo conhecimento sólido dos conceitos da tecnologia somado ao conhecimento técnico básico.

A partir daí, você está livre para aplicar essa ferramenta da forma como bem entender.

Você pode ser um redator, publicitário, gerente de projetos, desenvolvedor em alguma linguagem de programação das arquiteturas blockchain, advogado de players desse setor, empreendedor…fica a seu critério!

 


 

Se você deseja conferir algumas das oportunidades desse mercado, confira abaixo uma aula retirada do nosso curso Imersão em Blockchain (Clique aqui para ver todos os nossos cursos)